A história da Páscoa

03 de Apr, 2023Renata Miguez
Conheça como e onde surgiu a Páscoa, seus costumes e sua evolução ao longo dos anos.

(Foto: Pintura de família reunida na Páscoa)

 

Todos sabem que a Páscoa representa uma homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, sendo sinônimo de “passagem” e trazendo consigo uma mensagem de esperança, amor e renovação.

Porém, como esse costume realmente teve início? Toda a sua origem é cristã? Por que atualmente os símbolos conhecidos da Páscoa são ovos de chocolate e coelhos?

 

Como tudo começou?

A Páscoa tem origem judaica e foi instituída a partir da libertação do povo hebreu que estava escravizado no Egito, como relata a Bíblia Sagrada no livro de Êxodo.

Para celebrar essa transição entre a escravidão e a liberdade, juntamente com a travessia do povo hebreu para Israel, a palavra Páscoa foi originada do hebraico Pessach, significando “Passagem”.

Mais tarde, a Páscoa se adaptou para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, por conta da data em comum, com um sentido mais reflexivo sobre o seu sacrifício, que não deixou de marcar uma passagem.

 

Mas o que isso tem a ver com ovos e coelhos?

(Foto: Coelhos e ovos de Páscoa)

 

Coincidentemente na mesma época do ano, porém antes de Cristo, diversas culturas do Mediterrâneo, Leste Europeu e Oriente costumavam presentear com ovos, muitas vezes pintados, durante a transição do inverno para a primavera.

Esse costume se perpetuou inclusive durante a Idade Média na Europa, em que cultuavam a deusa nórdica da Primavera, chamada Ostara, ou Eostre, originando o nome da Páscoa em inglês: Easter.

Acontece que suas representações costumavam ser de uma mulher (a deusa) observando um coelho enquanto segurava um ovo em mãos, como sinônimos de fertilidade na primavera.

 

E por que os ovos são de chocolate?

Mais para frente, o chocolate começou a ser propagado pela Europa, graças ao contato com os Maias e Astecas. 

Séculos depois, os franceses começaram a produzir os primeiros ovos de chocolate e o suiço François Louis Cailler foi o primeiro a abrir uma fábrica de ovos de chocolate, na França.

O costume foi se espalhando, até se configurar a Páscoa como conhecemos hoje, com toda a sua simbologia, história e até mesmo os deliciosos ovos de chocolate, que são comumente usados como forma de presentear as pessoas queridas nessa época do ano.

(Foto: Família reunida na Páscoa)

 

No fim, a Páscoa é o resultado de uma celebração de diversas culturas e seu significado sempre será lembrado com positividade.

 

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados

LEIA MAIS