Saiba o que as manchas brancas no seu chocolate significam.
(Foto: Chocolate esbranquiçado)
Você já se deparou com um chocolate esbranquiçado e, quando olhou a validade, viu que ainda não estava vencido? Muitos se perguntam se foi um defeito de fábrica, ou se o produto está estragado.
Entenda o que acontece
Uma das etapas de fabricação do chocolate é a temperagem, que consiste em uma técnica de aquecimento e resfriamento, utilizada para que ele fique brilhante e com uma boa textura.
Acontece que, durante o transporte, o produto pode ser submetido a temperaturas mais altas e derreter.
Ao solidificar novamente, a manteiga de cacau pode se acumular na superfície, resultando em uma aparência esbranquiçada.
Esse fenômeno se chama destemperagem e, nesse caso, a composição química do chocolate não sofreu alterações e ele continua seguro para consumo.
Isso é comum durante seu deslocamento, principalmente por causa do nosso clima tropical e, por esse motivo, muitas empresas utilizam caixas de isopor ou até mesmo frigoríficos durante o transporte.
Como conservar o chocolate
Caso o chocolate chegue em perfeitas condições após a entrega, mas não seja armazenado de maneira correta, também é possível ocorrer a destemperagem, fazendo com que ele fique manchado.
Por isso, ao receber o produto, o ideal é retirar do isopor de transporte e conservar em local seco e fresco (entre 20 e 26 graus) para manter seu sabor único por mais tempo.
Após aberto, conserve o que você não consumiu em um recipiente fechado, limpo e seco, mantendo longe da luz solar.
Além disso, evite guardar na geladeira, a não ser que o clima esteja extremamente quente, pois ele é sensível a mudanças de temperatura e umidade.
Nesse caso, não deixe o chocolate entrar em contato com o ar da geladeira, pois a umidade e o aroma de outros alimentos pode afetar seu sabor.
(Foto: "Fat Bloom | chocolate-academy.com")
Chocolate de origem com sabor de verdade
Mesmo tendo todo cuidado com sua conservação durante o transporte, nosso clima tropical torna qualquer tipo de chocolate suscetível a derreter e destemperar, o que resulta em seu embranquecimento.
Apesar da aparência esbranquiçada, o produto continua seguro para consumo e é ótimo para fazer deliciosas receitas com ele.
No caso de produtos naturais, que não possuem gordura hidrogenada, poliglicerol e conservantes, o cuidado deve ser ainda maior.
Por isso, na CHOC utilizamos caixas de isopor durante o transporte, para conservar nossos chocolates de origem e manter seu sabor de verdade.
Chocolates especiais precisam de um cuidado especial.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!