DO CACAU À BARRA

Chocolate é um alimento consumido no mundo todo, mas poucas pessoas sabem como a amêndoa do cacau, tão amarga, é transformada nas mais deliciosas barras de chocolate.
Foto: do cacau à barra

Tudo começa nas plantações de cacau no sul da Bahia onde o cacau é colhido, selecionado, fermentado, seco e ensacado para ser levado à fábrica, veja aqui

Ao chegar na fábrica as amêndoas de cacau são selecionadas. Aqui, eventuais impurezas, amêndoas muito pequenas e quebradas são descartadas.

Foto: seleção das amêndoas de cacau

Depois da seleção as amêndoas são torradas. A torra é uma etapa muito importante, é nela os aromas são desenvolvidos e o cacau esterilizado.

A fase seguinte é o descasque. As amêndoas de cacau são envolvidas por uma casquinha que precisa ser eliminada, pois causa acidez ao chocolate. Depois do descasque as amêndoas de cacau viram nibs e vão para a próxima etapa que é a moagem e mistura. 

Nessa fase os nibs são moídos junto com os outros ingredientes (açúcar, manteiga de cacau, leite - quando o chocolate for ao leite).

Foto: nibs moídos com açúcar e leite.

Depois de todos os ingredientes misturados, a massa de chocolate é refinada no moinho de 5 rolos para ser conchada por 20 horas. 

Foto: chocolate sendo refinado.

Na conchagem os ácidos do cacau são eliminados, a textura e o sabor são definidos. 

 Foto: chocolate sendo conchado

Agora sim, podemos dizer que nosso cacau virou chocolate, só falta ter forma de tablete e para isso ele precisa ser temperado. Sim, temperado! Mas não é de tempero não, e sim de temperatura. 

Os cristais da manteiga de cacau se solidificam em diversas formas (ß iv, ßv e ßvi), para o chocolate ficar sólido temos que atingir o ßv. 

Na temperagem o chocolate recebe um choque térmico que faz com que os cristais da manteiga de cacau se solidifiquem na forma correta.

Depois de temperado, o chocolate é enformado e embalado!

Foto: chocolate enformado 
 Foto: CHOC embalado

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados